VAPOR DO VINHO

Vapor do Vinho em Petrolina
Vapor do Vinho encanta a todos
Crédito: Divulgação
Vapor do Vinho encanta a todos

Mesmo quem conhece pouco sobre a região do Vale do São Francisco sabe  que seu principal roteiro turístico é passear pelas vinícolas que dão verde ao sertão pernambucano. É de  Petrolina que sai o Vapor dos Vinhos, passeio que mais atrai turistas à região.

Bastante procurado, o roteiro do Vapor dos Vinhos encanta adultos e crianças e tem saídas aos sábados, domingos e feriados. A primeira parada do passeio é em Casa Nova, na Bahia, para visita à  Vinícola Terra Nova, do Grupo Miolo. É possível comer a uva dos parreirais, conhecer todo o processo da vitinicultura (desde a colheita até a fabricação dos vinhos) e, claro, aprender como abrir, servir e degustar vinhos e espumantes.

A navegação é a partir da barragem da Chesf, pelo Lago de Sobradinho, maior lago artificial da América Latina. O  Vapor do Vinho é uma réplica imponente dos antigos barcos a vapor. Bem estruturado, navega tranquilo nas  águas do Velho Chico com boa música e almoço de comidas típicas nordestinas. A parada na Ilha da Fantasia para um delicioso banho de rio é um ponto alto do passeio, sem falar na volta, quando todos podem ser presenteados com um lindo pôr do sol. 

 

Vista do  enorme Lago de Sobradinho
Crédito: Divulgação
Vista do enorme Lago de Sobradinho

Para ficar ainda melhor, confira se a eclusa está incluída… o que é isso? Bom, a eclusa é tipo um elevador num reservatório, que é enchido ou esvaziado de água, para que as embarcações consigam transpor o desnível de uma barragem que, no caso de Sobradinho, é de pouco mais de 32 metros. Uma experiência muito legal! 

Compartilhe esta publicação: