127 ANOS DE PETROLINA

Aniversário de Petrolina
Petrolina às margens do São Francisco
Crédito: DepositodePhotos
Petrolina às margens do São Francisco

No dia 21 de setembro de 2022 Petrolina comemora 127 anos de sua emancipação política. Até lá, serão três dias de festa na orla da cidade!E, sim, a cidade tem muito a comemorar, como o fato de ser considerada uma das melhores cidades do Nordeste para se viver e ser um destaque no Brasil em produção de frutas. 

No dia 18, o Padre Fábio de Melo abençoou a cidade com sua música. Na segunda-feira, (19), o público vai assistir a oito atrações de música gospel. Na terça-feira,  um dia antes do aniversário, será a vez de petrolinenses e visitantes curtirem o som de Bell Marques e Jonas Esticado.

 

Um pouco de história

O caminho para o desenvolvimento de Petrolina foi longo e envolve figuras ilustres, como Dom Pedro II e sua esposa, Leopoldina, cujos nomes, segundo reza a lenda, deram origem ao nome da cidade – Petrolina.

O que se sabe, de verdade, é que originalmente o local era conhecido como passagem para Juazeiro, vizinha mais velha do outro lado do Rio, fundada em 1874. Já elevada a condição de cidade, Petrolina deve seu desenvolvimento ao bispo Dom Malan que foi para lá em 1924. Empreendedor e visionário, deixou como legado obras ainda atuais nas áreas de educação, saúde e religião, como a Catedral do Palácio Diocesano.

 

Ponte Presidente Dutra separa Petrolina e Juazeiro
Crédito: Aquila Leite, Public domain, via Wikimedia Commons
Ponte Presidente Dutra separa Petrolina e Juazeiro

Outro nome importante dessa história é Clementino de Souza Coelho, seu Quelê, que construiu um império econômico na região. Seu filho, Nilo Coelho, foi um político de carreira, chegando a Senador e ajudando no desenvolvimento do sertão com projetos de irrigação. Hoje, Petrolina é vista como um polo de mudança em Pernambuco e celebra, cheia de orgulho como uma jovem senhora, seus 127 anos. Parabéns, Petrolina!

Compartilhe esta publicação: